Sobre o Nome da Irmandade

O Nome da Irmandade Evangélica de Maria – por quê?

Frequentemente pessoas nos perguntam sobre o significado do nosso nome, e sobre o tipo de trabalho que realizamos. Nós não somos uma igreja, mas vivemos em comunidade, servimos a Jesus e a todos os cristãos. Somos Irmãs de muitas denominações evangélicas e de mais de 15 nacionalidades.

A Irmandade Evangélica de Maria, fundada em 1947, nasceu de um avivamento no Círculo Bíblico de moças, a maioria delas luteranas, em Darmstadt, Alemanha. O Espírito de Deus nos deu arrependimento através do julgamento do povo alemão e pela destruição da nossa cidade. Isto nos guiou no caminho do discipulado consequente de Jesus. Por amor a Ele, desejamos trilhar Seu caminho de humildade, sacrifício, obediência e viver a Palavra de Deus na prática, no dia-a-dia, em comunidade, como os primeiros cristãos. Nossa vestimenta é uma expressão do nosso chamado de viver exclusivamente para Jesus. Nós nos lembramos do exemplo de Maria, a mãe de Jesus, e do que o Evangelho nos relata a respeito de como ela seguiu ao Senhor fielmente, mesmo nos caminhos difíceis, até ao pé da cruz. De livre vontade ela respondeu ao chamado de Deus: “Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra” (Lucas 1.38).

O co-fundador e pai espiritual da nossa Irmandade, Superintendente da Igreja Metodista, Pastor Riedinger, nos deu este nome. Mesmo que o alvo principal da Irmandade seja seguir a Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, as Escrituras colocam exemplos em nosso caminho, como do Apóstolo Paulo, que escreveu “sejam meus imitadores” (1 Coríntios 4.16). Assim é que entendemos o caminho de Maria – desejamos imitar a sua fé e ser também servas do Senhor. Por isso, Madre Basilea escreveu o livro “Maria – o Caminho do Mãe do Senhor” – do ponto de vista bíblico, que tem sido um livro de orientação para cristãos de todos os credos. Para nós está claro que somente Deus – Pai, Filho e Espírito Santo – deve ser adorado, e não Maria, de acordo com a Palavra em Atos 4.12: “Não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.”

Desde o início da Irmandade, o Senhor nos guiou em várias áreas de ministério. Sentimos o chamado de Deus para atuar não na área social (escolas, hospitais, etc.), mas na área de evangelização, reconciliação, intercessão e aprofundamento da  fé em Jesus – através de livros, folhetos, cartões, e músicas. Nosso estúdio de arte tem produzido quadros em baixo-relevo ilustrando o caminho do sofrimento e da Ressurreição de Jesus, como uma maneira de expressar o Evangelho, e contemplar visualmente a Palavra de Deus. Martin Lutero disse: “Se eu pudesse pintar todas as cenas da Bíblia nos muros e nas casas – isto seria mesmo um ato cristão verdadeiro”. Nós não adoramos as imagens, mas elas podem ser um visual para entender melhor o que Jesus fez por nós na cruz do Calvário. Nunca poderemos agradecer Jesus suficientemente pelo Seu amor por nós. Assim, é o nosso ardente desejo glorificar o nosso grande Deus com tudo que temos.